JORGE TEIXEIRA – DIA “D” DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E POLIOMIELITE SERÁ SÁBADO

SAÚDE: A secretaria Municipal de saúde de Governador Jorge Teixeira (SEMSAU) divulgou para a imprensa nesta quinta-quinta (20) a data em que acontecerá o dia de vacinação contra Sarampo e Poliomielite. De acordo com Jaime da Sucam, novo secretário municipal de saúde, no próximo Sábado, dia 22 de Novembro, nos postos de saúde do município e no hospital municipal ocorrerá o dia “D” de vacinação das crianças menores de cinco anos.

 “Os pais devem ir aos postos de saúde e ao hospital do município levando os cartões de vacinação para que sejam atualizados e as crianças fiquem protegidas dessas doenças”, diz Jaime.

O objetivo da campanha, segundo o Secretário, é manter elevada cobertura vacinal de forma homogênea em todos os cantos do município visando ajudar a evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no Brasil, garantindo assim a condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da doença.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

PortalJT.com

liliana (1)