DA REDAÇÃO – O assunto que dominou a discussão na Câmara Municipal de Governador Jorge Teixeira durante a sessão plenária realizada na tarde desta segunda-feira, 19, foi o projeto de lei de autoria do poder executivo municipal que pede autorização do legislativo para que, por meio de um contrato de comodato, a Prefeitura do município possa entregar máquinas, implementos agrícolas e outros bens para serem usados e administrados por associações reconhecidas como de utilidade pública.
Tocador de áudio
A POLÊMICA – O problema apontado por alguns vereadores, como sendo o fator impeditivo para que o Projeto de Lei original seja aprovado, é exatamente a redação do seu artigo primeiro que, para os parlamentares, não especifica que bens da Prefeitura serão doados às associações. O PL, que foi apresentado na tarde de hoje depois de passar por um pedido de vistas da Vereadora Eranides Santana, líder da prefeita, não foi votado e voltou novamente para a análise na Casa de Leis, tendo em vista que a vereadora Neusa Almeida (PDT) propôs uma emenda supressiva ao referido artigo e o Vereador Irani Ribeiro, alegando dúvidas na mudança a ser feita na redação, pediu vistas do Projeto de Lei novamente.
Além do PL do comodato outras questões da municipalidade foram debatidas no plenário da Câmara Municipal.
LIMPEZA DAS RUAS – O vereador Nêgo da carretinha de som pediu providências da secretaria de obras para que seja mantida a limpeza das ruas e terrenos baldios da cidade e de Colina verde.
SAÚDE – Em aparte ao vereador Valdo do Raimundo, Neusa Almeida falou de problemas existentes na saúde do município e apontou a falta de medicamentos básicos como sendo o maior de todos eles. Ainda com relação a saúde pública, a vereadora Nalva criticou as pessoas responsáveis pelo projeto de reforma do hospital municipal. Para a parlamentar do PP o fato da parte hidráulica e do telhado do prédio terem ficado de fora da reforma não foi uma medida acertada. Nalva também disse que a sala de cirurgias que está sendo montada no hospital é desnecessária, já que para ela,nunca o município terá condições de manter um centro cirúrgico funcionando.
EDUCAÇÃO – quem dedicou grande parte de seu discurso à Educação foi a vereadora Liliana Nunes. A parlamentar do PSD parabenizou os professores pela passagem do seu día e, falando sobre o ensino em Jorge Teixeira, Liliana apontou vários problemas, entre os quais, o não pegamento do piso para os professores, a falta de ventiladores nas salas de aula, a ausência de cardápio para a merenda, a péssima qualidade no serviço de transporte escolar, e outros.
ELOGIOS – As ações da prefeita Cida foram bastante elogiadas pelo vereador Valdo do Raimundo. Para o parlamentar do PTB, comparando a chefe do executivo de Jorge Teixeira com a prefeita do vizinho município de Jaru, a primeira está dando um show de administração.
O VETO – Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o veto da prefeita Cida a uma emenda apresentada no projeto que cria horas/máquina para os produtores.
Portal JT