O projeto, uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Conselho Nacional de Justiça e o Ministério da Justiça, tem como objetivo combater o elevado índice de violência e homicídios cometidos por impulso. Segundo a supervisora, o principal objetivo do trabalho é esclarecer os jovens sobre seus direitos e deveres. “O Conte até 10 é um chamamento à comunidade a pensar duas vezes antes de agir impulsivamente, antes de agredir o próximo”, conta Jeanne.
Durante as palestras, um outro aluno, de 17 anos, ficou surpreso com as responsabilidades que ele já tem. “Não sabia que adolescentes poderiam ficar presos, longe da família e dos amigos. Todos temos deveres, assim como adultos”, destacou o jovem que se surpreendeu com as informações sobre Direito da Infância e da Juventude, atos infracionais, medidas socioeducativas e sexualidade.
No decorrer do encontro, uma cartilha com roteiro de aulas e sugestões de atividades pedagógicas do projeto “Conte até 10” estão sendo entregues aos participantes. O material traz diversas sugestões de abordagem pedagógica do tema. Foram desenvolvidos roteiros de aula com sugestões aos professores da escola sobre formas de como tratar a questão da violência nas salas de aula.
A Polícia militar local também está participando das rodadas de discussões.