Artigo da semana: Educação em tempos de PANDEMIA – Por Damiana Professora

20200719_085850O modo de vida de todos nós passou por mudanças nos últimos meses. Essas alterações cotidianas influenciaram todas as áreas, digo: pessoal, econômica, emocional entre outras, além dos setores econômico, educacional, saúde, serviços públicos e etc.

Para continuar o ritmo de vida foi e ainda é necessário adequarmos ao momento atual. E readequarmos todos planejamento realizado para o ano de 2021.

Logo, com a Educação não foi diferente. Independente se rede pública ou privada, as escolas precisaram  readequar e até mesmo alterar o modelo de ensino. Foi preciso romper paradigmas com intuito de levar  aos alunos o conhecimento de forma ininterrupta.

Devido a essas transformações a chamada aula remota ganhou espaço como salvação e com isso os professores precisaram se moldar a essa forma de ensinar bem como os pais ganharam responsabilidades extras.

Não foi e não está sendo fácil. O trabalho mudou, o convívio em casa mudou. As tarefas que antes eram uma rotina uniforme muda a cada dia e todos nós precisamos nos adaptar se não quisermos congelar no tempo.

Ha dúvidas para todos os setores, ainda nos resta saber se o índice de aproveitamento será positivo ou se será mais uma, entre outras perdas, que a pandemia nos deixará de herança.

Contudo, independente dos resultados, cabe a cada um de nós manter o foco nas soluções, na inovação. Precisamos e devemos extrair o melhor, o lado positivo dessa experiência.

Como dizia o poeta “uma andorinha só não faz verão”, posso afirmar que juntos iremos superar tudo isso, fortalecer nossas estruturas e estaremos preparados para o futuro.

Percebe-se que todos estamos enfrentando dificuldades, algumas que sequer possuem solução imediata, mas também estamos apoiando uns aos outros nessa jornada.

O que fica é a experiência, a compreensão, o amor ao próximo e a certeza que dias melhores estão por vir.

Damiana professora.