Gov. Jorge Teixeira – Vereadores pedem mudanças em lei e cobram alimentação digna para os professores do município

Jaime e Jean: defesa dos professores

Da Redação – Uma matéria veiculada no Site www.portaljt.com nessa semana dando conta de que os funcionários da educação de Governador Jorge Teixeira estariam sendo impedidos de consumirem a merenda nas escolas do município teve uma grande repercussão e alguns vereadores, sensibilizados com a situação, resolveram cobrar uma atitude da administração do Prefeito Gilmar Tomás para resolver de uma vez por todas o problema.

O pedido dos vereadores é para que o Prefeito do município envie, em regime de urgência, para a Câmara municipal um projeto de Lei alterando alguns artigos da LEI_MUNICIPAL_718_ALIMENTACAO_PROFESSORES

A legislação que trata do assunto, criada em 2014 pela então prefeita Cida Torquato, prevê o custeio da alimentação de professores que se deslocam para escolas rurais, despesa arcada com recursos próprios prevista no orçamento anual da Prefeitura municipal.

De acordo com o que argumentam os vereadores Jean do Beto e Jaime Manfré, com o fechamento de quase todas as escolas rurais e a economia dos recursos da educação por conta da pandemia, ocorreram mudanças e a Lei precisa adequar-se a realidade para beneficiar com alimentação digna todos aqueles que atuam na educação de Governador Jorge Teixeira.

“A educação municipal tem recursos, já temos a legislação que beneficia os professores e agora é o Prefeito ter boa vontade e mandar o projeto de alteração da lei para a Câmara votar. Nossos professores e funcionários das escolas merecem ser bem tratados e um prato de comida é o minimo que o município deve oferecê-los”, diz o vereador Jaime. 

No mesmo sentido o vereador Jean do Beto disse ao Site que está do lado dos profissionais da educação e que vem cobrando providências da poder executivo. “É uma vergonha um lugar como Governador Jorge Teixeira está negando alimentação para os professores, um município que há mais de dois anos não gasta com educação e que está com as contas da Prefeitura recheadas de dinheiro. Vocês precisam saber o grande volume de recursos que votamos para a educação aqui na Câmara municipal. Vamos mudar a Lei prefeito, aumentar o valor do recurso e atender os nossos servidores das escolas”, destacou Jean.

A cobrança que está partindo do poder legislativo e é encabeçada pelos vereadores Jaime e Jean, tem o apoio de pelo menos mais quatro colegas de parlamento, entre os quais o presidente da Casa de Leis, o vereador Marcos Antonio Diógenes Cavalcanti (Paçoca). 

Procurados pela reportagem, os vereadores Valdo do Raimundo (PP), Tico Patroleiro (REP) e (Zicão (PP) disseram que também estão a favor das alterações na lei para possibilitar o acesso dos professores ao alimento nas escolas.

O PortalJT também procurou os demais vereadores para conhecer a posição dos mesmos. Noélia (DEM) não respondeu a mensagem e Jerbão de Colina verde, do mesmo partido, disse que estava fora dessa questão. O líder do Prefeito, o vereador Junior ventura (REP) não foi contactado.

Fazendo uso das redes sociais o Prefeito Gilmar Tomás (PP) compartilhou o texto de um radialista de Jaru no qual o mesmo diz que a Lei federal proíbe que professores se alimentem da merenda dos alunos.

Com a palavra a administração municipal.

Tico, Valdo, Paçoca e Zicão: favoráveis a alimentação dos professores