Prefeito de Gov. Jorge Teixeira NÃO vai pagar o novo piso salarial para professores, diz Sindicato

Educação – A portaria interministerial que estabelece o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica assinada recentemente pelo Presidente da República do Brasil, NÃO será cumprida em Governador Jorge Teixeira, Rondônia. O piso da categoria para 2022 será de R$ 3.845,63, porém, segundo informações que chegam ao Portal JT, o Prefeito Gilmar Tomás (PP) já avisou ao Sindicato dos Servidores que NÃO vai implantar o reajuste de  33,2%, pelo menos por enquanto.

Conforme apurado pelo Site junto a representantes da classe de Professores, a administração municipal alega que não há disponibilidade financeira no momento para cobrir o acréscimo no salário dos profissionais da educação.

Leone Cardozo, presidente do Sismugojote, informou à reportagem que realmente existe a falta de recursos, mas, diz ela, “se os outros municípios implantarem o Piso, a classe local vai brigar pelo reajuste também”. 

Ainda de acordo com o Sindicato, como beneficio para os funcionários públicos em geral, o poder executivo assumiu o compromisso junto a entidade de fazer a reposição da inflação do último ano e atualizar as progressões, paradas por conta de um decreto adotado durante a pandemia da Covid-19.

No ano de 2021 a Prefeitura não conseguiu gastar os 70% do Fundeb com folha de professores e teve que fazer o rateio da sobra com os docentes.

Em 2020 o Prefeito do município de Novo Horizonte, também em Rondônia, teve o seus direitos políticos cassados pelo Tribunal de Justiça do estado por não pagar o piso nacional dos educadores. (Acompanhe o caso Aqui)

Na primeira sessão de 2022 na Câmara municipal o vereador Jean do Beto (MDB) cobrou uma posição da gestão municipal acerca do assunto, e pediu que o Prefeito Gilmar cumpra a Lei federal.

Com a palavra a administração e os gestores do Fundeb municipal.