Gov. Jorge Teixeira: Semsau participa de evento em alusão ao Dia Estadual de Controle da Hanseníase
Representantes das Secretarias de Saúde dos municípios de Gov. Jorge Teixeira, Jaru e Theobroma, participaram conjuntamente nessa segunda-feira (07) de um evento em alusão ao “Dia Estadual de Mobilização para Controle da Hanseníase em Rondônia”.
Saúde: Em alusão ao “Dia Estadual de Mobilização para Controle da Hanseníase”, lembrado no dia 7 de julho em Rondônia, as Secretarias de Saúde dos municípios de Gov. Jorge Teixeira, Jaru e Theobroma, participaram nessa segunda-feira (07) de um evento no auditório da FINCA-Jaru, onde falou-se acerca dos cuidados que se precisa ter com a doença.
Como parte das atividades programadas e desenvolvidas, discutiu-se ações visam alertar a população sobre os principais sinais e sintomas da hanseníase, fundamental para diagnóstico e tratamento precoce.
A Doença
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae. A magnitude e o alto poder incapacitante mantêm a doença como um problema de saúde pública. O Brasil é um dos países que não eliminou a hanseníase e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), segue como o 2º país do mundo em número de casos, perdendo apenas para a Índia.
Tratamento
A hanseníase tem cura e o tratamento é fornecido gratuitamente nas unidades básicas de saúde. O alerta à população é que quanto mais cedo for feito o diagnóstico e o tratamento, mais rápido é a quebra da cadeia de transmissão, prevenindo possíveis incapacidades. “Reforçamos que a melhor forma de prevenção da hanseníase é o diagnóstico precoce, tratamento e o exame dos contatos dos casos diagnosticados. É fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência a qualquer sinal ou sintoma da doença, tais como: manchas esbranquiçadas, acastanhadas ou avermelhadas, ou áreas da pele com alterações de sensibilidade principalmente nos olhos, mãos, pés, caroços, dor e/ou espessamento de nervos periféricos”, dizem os profissionais de saúde.
Fotos cedidas pela SEMSAU/GJT