JORGE TEIXEIRA: Policia militar desenvolve o proerd na escola Costa Junior

A secretaría de educação do estado de Rondônia (Seduc), é uma das parceiras  em mais uma etapa do programa educacional de resistência às drogas e à violência (PROERD).


Alunos das séries iniciais do ensino fundamental estão recebendo orientações dos SDs PMs Igor e Hermersom, responsáveis pelo programa no município.

“A Polícia Militar sente-se com orgulho de orientar a sociedade Jorge teixeirense, pois o PROERD ( “Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência” ), é mais um fator preventivo de proteção desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de Rondônia para a valorização da vida, contribuindo assim, para o fortalecimento da cultura da Paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz” comentou o SGT PM Romildo Rodrigues, comandante do quartel da PM local.

O PROERD teve sua origem nos Estados Unidos na cidade de Los Angeles em 1983, com o nome de D. A. R. E. (Drugs Abuse Resistence Educacion), através de pesquisas realizadas pela Universidade de Akron – EUA, onde perceberam a necessidade de orientar as crianças sobre drogas e violência, haja vista, os males que elas causam na vida de um ser humano e consequentemente da sociedade. O Brasil foi o único país que nacionalizou o nome do programa de DARE para PROERD, tendo início em 1992 e sendo gradativamente implantado em todos os Estados e no Distrito Federal. Trata-se de um Programa preventivo, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, aplicado nas escolas para a educação infantil, CBAC (Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã), do 1º ao 5º Ano. 

Todos os currículos abordam o reforço da auto-estima, como lidar com as tensões, resistir às pressões dos colegas, amigos e do meio de comunicação; desenvolvimento da civilidade e da valorização da vida, bem como, prevenir sobre o uso de drogas e da violência.

O PROERD é desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de Rondônia, através de parcerias com a Secretaria Estadual de Educação, das Secretarias Municipais de Educação e das Escolas Particulares. No currículo do 1º ao 3º Ano consiste em 4 lições, no 4º Ano com 5 lições e no 5º Ano com 10 lições do Livro do Estudante. Em cada aula é trabalhada uma lição diferente da outra, com o objetivo de estar alertando e orientando a crianças e adolescentes sobre a prevenção ao uso de drogas e à violência. As aulas são semanais e aplicadas ao longo do ano letivo, sendo ministradas por Policiais Militares fardados e acompanhados pelos professores responsáveis pela turma. Esperamos contar com a compreensão e a colaboração dos Pais ou Responsáveis e da Sociedade para que este Programa Educacional continue dando certo, pois o Lema do PROERD é POLÍCIA, ESCOLA e FAMÍLIA na prevenção contra as Drogas e à Violência.

PortalJT.com