Jorge Teixeira – Agente de saúde que tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 é diagnosticada com a doença

20210224_170655Governador Jorge Teixeira (RO) – Uma profissional de saúde pública que atua como Agente comunitário no distrito de Colina verde, em Governador Jorge Teixeira, foi diagnosticada com covid-19 uma semana depois de tomar a 1ª dose de vacina Contra o novo Corona vírus. O site não conseguiu a informação se a pessoa recebeu a Coronavac do Butantan ou a AstraZeneca da Universidade de Oxford.

A ACM, de 46 anos, que trabalha na região que compreende o distrito, testou positivo após sentir-se mal e fazer o exame em um laboratório particular da cidade. A mesma foi vacinada com a 1ª dose na segunda semana de Fevereiro.

O Portal JT procurou o setor de epidemiologia do município e foi informado de que o caso não tinha registro. Umas da responsáveis pela área disse ao Site que “já aconteceu no Brasil e é um processo normal da vacinação”. De acordo com o que informou a servidora da saúde local, a vacina protege a pessoa das formas mais graves da doença e que a infecção é possível mesmo após a imunização.

Em Governador Jorge Teixeira, assim como em todo o Brasil, estão sendo aplicadas as vacinas CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa em parceria com Instituto Butantan, e a da AstraZeneca, desenvolvida com a Universidade de Oxford. As duas receberam autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o uso emergencial em 17 de janeiro.

As duas vacinas exigem a imunização com duas doses. A 2ª dose da CoronaVac deve ser aplicada de 14 a 28 dias a partir da 1ª aplicação. A 2ª dose da AstraZeneca deve ser aplicada após 12 semanas da 1ª dose.

Portal JT